Robótica- Autismo
Vários investigadores por todo o mundo têm-se dedicado ao estudo da influência da utilização de robôs no desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais em crianças autistas. No entanto, ainda se está numa fase embrionária de investigação faltando definir e compreender mais concretamente, por exemplo, quais as funcionalidades mais adequadas da ferramenta robótica e de que forma efectiva estas plataformas.
O trabalho de investigação desenvolvido surge de uma parceria entre a Universidade do Minho e a APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) em 2009. Sendo parte de um projecto de pesquisa que visa a aplicação de ferramentas robóticas como forma de melhorar a vida social de jovens com deficiência cognitiva, autismo e deficiência mental. Em particular, o objectivo foi melhorar as habilidades de interacção e comunicação com o meio-ambiente e com outras pessoas. Neste estudo o robô foi inicialmente apresentado aos adolescentes, pela professora residente da APPACDM, em contexto de sala de aula. Posteriormente, os investigadores da UM interagiram directamente com cada um dos adolescentes individualmente. Todas as experiências foram registadas em vídeo e analisadas posteriormente com o objectivo de quantificar os indicadores de ocorrências previamente definidos pelas educadoras da APPACDM.
Neste momento estão a ser projectadas e estudadas novas formas de interagir com as crianças autistas em idade escolar, utilizando plataformas robóticas com maiores capacidades.
Publicações do projeto:
Tese:
- “Robótica na Terapia de Autismo – um caso de estudo“, dissertação de Sandra Costa submetida na Universidade do Minho na obtenção de grau de Mestre em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, com conclusão em Julho de 2009
- “Plataforma Robótica para promover o Turn-Taking em Jovens com Necessidades Educativas Especiais“, dissertação de Jorge Resende submetida na Universidade do Minho na obtenção de grau de Mestre em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, com conclusão em Julho de 2009
Publicações em actas de encontros científicos
- Artigo aceite na conferência EMBC (The Engineering in Medicine and Biology Conference Management System) em Setembro de 2009, com o título “Applications of simple robots to encourage social receptiveness of adolescents with autism” de Sandra Costa, Jorge Resende, Filomena Oliveira Soares, Manuel João Ferreira, Cristina P. Santos, Fátima Moreira.
- Artigo aceite na conferência EMBC 2010, Engineering in Medicine and Biology Conference, em Setembro de 2010, com o título “Promoting the interaction amongst autistic adolescents using robots” de Sandra Costa, Cristina Santos, Filomena Soares, Manuel João Ferreira e Fátima Moreira.
- Artigo aceite na Revista Sonhar: Comunicar, Repensar a diferença, Vol. 5, com o título “Plataforma robótica para jovens com necessidades educativas especiais” de Sandra Costa, Jorge Resende, Filomena Soares, Manuel João Ferreira, Cristina Santos, Fátima Moreira e Ana Paula Pereira, publicada em 2010.
- Artigo aceite na conferência Ro-Man 2011, 20th IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication, em Agosto de 2011, Atlanta, Georgia, com o título “An approach to promote social and communication behaviors in children with Autism Spectrum Disorders: Robot based intervention” de Sandra Costa, Filomena Soares, Cristina Santos, Manuel J. Ferreira, Fátima Moreira, Ana Paula Pereira eFernanda Cunha.
- Poster aceite na Reunião Científica das Perturbações do Espectro do Autismo, em Outubro 2011, Porto, Portugal, intitulada “Robots and Autism Disorder: Promoting competence generalization” de Sandra Costa, Filomena Soares, Cristina Santos, Manuel J. Ferreira, Ana Paula Pereira, Fátima Moreira e Fernanda Cunha.
- Poster na conferência International Conference on Social Robotics, em Novembro de 2011, Amesterdão, Holanda, entitulado “Robots and Autism Disorder: Promoting competence generalization“ de Sandra Costa with collaboration of Filomena Soares, Cristina Santos, Manuel J. Ferreira, Ana Paula Pereira, Fátima Moreira e Fernanda Cunha.
Sem comentários:
Enviar um comentário