sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Robótica- Autismo



Vários investigadores por todo o mundo têm-se dedicado ao estudo da influência da utilização de robôs no desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais em crianças autistas. No entanto, ainda se está numa fase embrionária de investigação faltando definir e compreender mais concretamente, por exemplo, quais as funcionalidades mais adequadas da ferramenta robótica e de que forma efectiva estas plataformas.

O trabalho de investigação desenvolvido surge de uma parceria entre a Universidade do Minho e a APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) em 2009. Sendo parte de um projecto de pesquisa que visa a aplicação de ferramentas robóticas como forma de melhorar a vida social de jovens com deficiência cognitiva, autismo e deficiência mental. Em particular, o objectivo foi melhorar as habilidades de interacção e comunicação com o meio-ambiente e com outras pessoas. Neste estudo o robô foi inicialmente apresentado aos adolescentes, pela professora residente da APPACDM, em contexto de sala de aula. Posteriormente, os investigadores da UM interagiram directamente com cada um dos adolescentes individualmente. Todas as experiências foram registadas em vídeo e analisadas posteriormente com o objectivo de quantificar os indicadores de ocorrências previamente definidos pelas educadoras da APPACDM.
Neste momento estão a ser projectadas e estudadas novas formas de interagir com as crianças autistas em idade escolar, utilizando plataformas robóticas com maiores capacidades.

Publicações do projeto:

Tese:

Publicações em actas de encontros científicos


Sem comentários:

Enviar um comentário