Recursos

Nesta página poderá conhecer e avaliar alguns recursos tecnológicos muito relevantes para o apoio a pessoas com Necessidades Educativas Especiais, entre os quais alguns softwares com bastantes potencialidades que, mesmo não sendo pensados para os alunos com NEE, podem tornar-se uma mais-valia no desenvolvimento das aprendizagens de alunos com NEE, desde que os professores os adaptem, pedagogicamente, às necessidades dos mesmos.




Recursos Serviços de Apoio Educação Especial

Site onde estão disponibilizados inúmeros recursos disponíveis na Internet que podem interessar para quem trabalha em/sobre Educação Especial: http://seriweb.com/


Eugénio, o génio das palavras - Versão 2

O Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows/> para sugerir palavras que completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de palavras que, na sua opinião, são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas com limitações motoras. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Tecnolgia e Gestão (ESTIG) de Beja, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB). A utilização do programa é gratuita para uso particular.



Site reúne alguns sites úteis para alunos com NEE ou DAE:: http://especialtecla.webnode.pt/portfolio/


Site onde está disponível uma listagem de vário software educacional gratuito, bem como para que servem: http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com
Software livre sobre a dislexia. Site em Inglês: http://www.dyslexia.com/helpread.htm


Site com recursos para estudantes com NEE e dificuldades de aprendizagem: www.senteacher.org

Espaço Braille" - acessibilidade, informática e Educação Inclusiva: Espaço dedicado a todos que buscam informação sobre inclusão digital, acessibilidade, informática, leitura em braille, educação inclusiva, jogos e brinquedos acessíveis. www.braillu.com/

Aqui podemos encontrar vários recursos criados por profissionais, como professores, psicólogos, educadores, entre outros, desenvolvidos especialmente para crianças com Necessidades Educativas Especiais. Programas a desenvolver com crianças com NEE que propõe actividades interactivas com vista a desenvolver competências nas várias áreas do desenvolvimento, domínio da linguagem oral e da matemática, motricidade fina e global, conhecimento do mundo, cognição, autonomia, socialização…: http://r21.ccems.pt/RECURSOS/PRÉESCOLAREEDUCAÇÃOESPECIAL/tabid/207/language/pt-PT/Default.aspx


RoboBraille.org é um site web que permite converter ficheiros de texto para ficheiros audio ou ficheiros em Braille (que depois podem ser impressos em impressoras específicas). Para isso basta enviar o ficheiro por correio eletrónico e esperar um pouco!
Trata-se de um sítio web de utilização gratuita, que funciona com ficheiros escritos em diversas línguas e que pode ser um recurso muitos útil para pessoas com dificuldades visuais. Pode até ser utilizado simplesmente para dar aos alunos a alternativa de ler um texto ou ouvi-lo no seu leitor de MP3!



Dicionário de Língua Gestual Portuguesa 

Sinopse



"O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa representa, tanto do ponto de vista social, como cultural, um marco na valorização desta forma de expressão que é, desde 1997, uma das línguas oficiais de Portugal.
Foi organizado especificamente para o contexto português por Ana Bela Baltazar, especialista em língua gestual, que exerce funções de intérprete na Rádio Televisão Portuguesa e na Associação de Surdos do Porto e é presidente do Centro de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual, para além de ter a seu cargo a docência de várias disciplinas do âmbito da Língua Gestual.
Preenchendo uma lacuna há muito sentida no mercado editorial português, este dicionário procura auxiliar uma comunidade cada vez mais vasta de utilizadores, quer a título pessoal ou profissional.




Obra de referência na área da Língua Gestual Portuguesa


Valioso instrumento de educação e de promoção da cidadania




  • Cerca de 5000 entradas
  • Mais de 15 000 imagens ilustrativas
  • Descrição de todos os gestos
  • Organização acessível e clara
  • Anexos com as principais configurações usadas na obra
  • Vídeos de todas as entradas reunidos no DVD-ROM que acompanha o dicionário"
  •  http://www.wook.pt/ficha/dicionario-de-lingua-gestual-portuguesa/a/id/3501376








    Teclado Virtual gratuito com predição de palavras




    visualização do teclado


    Apresentamos aqui mais uma tecnologia de apoio de gratuita que pode ser uma solução eficaz para utilizadores que não conseguem utilizar um teclado convencional.
     Este teclado permite a escrita de textos mediante qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor no ecrã (rato, joystick, touchpad, touchscreen).
    Um teclado virtual que prevê a seguinte palavra, aprende com o utilizador e é capaz de poupar até 40% dos cliques necessários para escrever um texto.
    Utilização do Virtual KeyboardDe uso intuitivo, não requer formação prévia. O teclado virtual funciona como uma aplicação em ecrã otimizada para ser utilizada por pessoas com deficiência motora.
    Oferece 5 dicionários que incorporam as palavras mais comuns em 4 idiomas, Castelhano, English, Francês e Italiano. Mediante mecanismos de aprendizagem automática, o sistema aprende novas palavras e é capaz de se adaptar ao estilo de escritura do utilizador otimizando a previsão de palavras a utilizar em diferentes contextos: redação de correios electrónicos, escrita técnica, literária, etc


    Saiba mais consultando o site de origem (clique aqui)



    TICO 


    O programa TICO (Tabuleiros Interactivos de Comunicação) é uma aplicação informática gratuita, dedicada à criação de tabuleiros de comunicação interactiva.
    Para conhecer melhor o projecto pode-se aceder em: http://www.proyectotico.es/wiki/index.php/Inicio
    O Dowload do software está disponível em http://sourceforge.net/projects/tico/


    QuickPics 





    QuickPics é outro software livre para desenvolver quadros de comunicação e linguagem. O programa permite tabuleiros básicos e complexos, conforme as necessidades da criança. Os gráficos estão incluídos no programa e são pesquisáveis ​​por palavra-chave. Os gráficos são coloridos e de histórias interessantes.
     
    O software encontra-se disponível para download em http://www.patrickecker.org/quickpics.htm



    LIM – Livros Interactivos Multimédia

    06ABR
     O EdiLim é, em certa medida, parecidoao Jclic, porém, com mais algumas funções interessantes. Atividades para estabelecer relações entre colunas, arrastar e soltar arquivos, combinação de frases com sons ou imagens e jogos de memória, são alguns dos exemplos do EdiLim.


    Audio Books


    Os Audio books (livros audíveis) podem prestar um auxilio aos alunos com DAE para além dos alunos com deficiência visual: 
    Mais informações em:
    http://www.wook.pt/




    HagáQuê 


    "O software HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
    O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade."


    Talking Faces

    Talking Faces é um programa de acesso livre. Pode-se descarregar da internet e instalar no computador.

    Permite gravar a voz e ouvi-la novamente, enquanto se vê uma cara animada no écran. Há várias caras para escolher (simples, robô, Pai natal, etc.). Também é possível escolher o tempo e a qualidade da gravação.
    Pode ser usado com 1 ou 2 switches. Também neste site poderão encontrar outros recursos de interesse inclusivo.


    Tux Paint


    Programa de desenho de acesso livre que pode ser descarregado da Internet e instalado no computador.

    Tux Paint é um programa de desenho completamente livre, disponível como Open Source, sob para is completely free software, released as “Open Source” software, de acordo com as disposições GNU General Public License (GPL). Isto significa que pode fazer download e instalá-lo em tantas máquinas quantas as que desejar. Pode ainda copiá-lo para a família eamigos e oferecê-lo às escola, o que é encorajado pelos autores.

    O TuxPaint foi desenhado para ser utilizados por crianças a partir dos três anos, pelo que tem um interface muito simples, com icons grandes que diminui a necessidade de uma motricidade fina muito apurada.

    Dispõe de carimbos muito variados e tem alguns dispositivos que permitem facilmente desenhar, por exemplo um arco-iris, fumo, uma parede de tijolos...


    Sugestões de aplicação
     Expressão plástica e criatividade.
    Poderá ainda ser utilizado na matemática para construção de padrões ou actividades relacionadas com a cardinalidade, por exemplo.
    Uma vez que possui possibilidade de escrita, pode ainda ser utilizado para o desenvolvimento da leitura/escrita.

    Go talk 20 Demo
    Go talk 20 Demo é um software adequado para pessoas com dificuldades de comunicação, que permite a gravação de mensagens genéricas e úteis em diferentes contextos, por exemplo o nome da pessoa, mensagem de saudação e outros. 
    Este software é utilizado por crianças com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral - ou qualquer condição que limite a fala. Como o Go Talk existe em vários tipos e tamanhos, pode ser utilizado não apenas por crianças, mas também por adolescentes e adultos, que tenham tido algum tipo de lesão, enfarte ou incapacidade temporária de falar (traqueotomia, etc). 





    Softwares para o apoio a pessoas com dificuldades motoras

    Peça divulgada pelo canal de televisão SIC, que apresenta diversos tipos de softwares para o apoio a pessoas com dificuldades motoras, entre os quais é de salientar o software de deteção dos olhos, que permite controlar computadores e outros mecanismos eletrónicos de uso doméstico.
     
    bkjhl


    Softwares tecnológicos que reduzem as dificuldades motoras das pessoas


    O curso de Licenciatura em Reabilitação e Acessibilidade Humanas tem como objectivo a criação de aparelhos ou softwares tecnológicos que reduzem as dificuldades motoras das pessoas.



    Turning words into speech

    Turning words into speech é um software que transforma palavras escritas em audio, apropriado para pessoas com dislexia.
    sdfs


    Sem comentários:

    Enviar um comentário