quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Tecnologias de Informação e de Comunicação

Cada vez mais, as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) são usadas na educação de alunos com NEE, melhorando a sua qualidade de vida.
A utilização das TIC no conjunto de experiências vividas na escola, pelos alunos com NEE, tem, quanto a nós, dois grandes objectivos curriculares:
a)    Aumentar a eficiência dos alunos no desempenho de tarefas académicas ou do dia-a-dia;
b)    Desenvolver as capacidades para aceder e controlar tecnologias com determinado nível de realização (Schank, 1998).
Tal permitirá diminuir as incapacidades e desvantagens destes alunos, aumentando a sua integração escolar e social.
As potencialidades das TIC devem ser avaliadas de uma forma mais optimista pelos agentes educativos, que necessitam, para tal, de conhecimentos sobre quando e com que objectivo as devo utilizar. Devido à heterogeneidade das populações especiais, os benefícios da utilização das TIC podem ser maiores e as soluções tecnológicas presentes no mercado mais apropriadas às necessidades dos alunos. Por exemplo, existe no mercado um conjunto de soluções que podem ser utilizadas, com nenhuma ou pouca adaptação, com alunos com dificuldades de aprendizagem ou com problemas motores, embora a sua utilidade por parte dos alunos com deficiência mental possa ser limitada.
É, assim, necessário um presente dominado pela realidade virtual e pela comunicação electrónica que o educador ou o professor saibam dar devido à potencialidade das TIC, não esquecendo, no entanto, que elas por mais poderosas que sejam, não os substituem.
Correia, L. M. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores (2.ª Ed.). Porto: Porto Editora.

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