Tecnologias de Informação e de
Comunicação
Cada vez
mais, as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) são usadas na
educação de alunos com NEE, melhorando a sua qualidade de vida.
A utilização
das TIC no conjunto de experiências vividas na escola, pelos alunos com NEE,
tem, quanto a nós, dois grandes objectivos curriculares:
a)
Aumentar
a eficiência dos alunos no desempenho de tarefas académicas ou do dia-a-dia;
b)
Desenvolver
as capacidades para aceder e controlar tecnologias com determinado nível de realização
(Schank, 1998).
Tal permitirá
diminuir as incapacidades e desvantagens destes alunos, aumentando a sua
integração escolar e social.
As
potencialidades das TIC devem ser avaliadas de uma forma mais optimista pelos
agentes educativos, que necessitam, para tal, de conhecimentos sobre quando e
com que objectivo as devo utilizar. Devido à heterogeneidade das populações
especiais, os benefícios da utilização das TIC podem ser maiores e as soluções
tecnológicas presentes no mercado mais apropriadas às necessidades dos alunos.
Por exemplo, existe no mercado um conjunto de soluções que podem ser
utilizadas, com nenhuma ou pouca adaptação, com alunos com dificuldades de
aprendizagem ou com problemas motores, embora a sua utilidade por parte dos
alunos com deficiência mental possa ser limitada.
É, assim,
necessário um presente dominado pela realidade virtual e pela comunicação
electrónica que o educador ou o professor saibam dar devido à potencialidade
das TIC, não esquecendo, no entanto, que elas por mais poderosas que sejam, não
os substituem.
Correia, L. M. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e
professores (2.ª Ed.). Porto: Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário