Revista Diversidades e as Tic
A Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação da região autónoma da Madeira publica, trimestralmente, a revista diversidades. A revista nº 7, de 2005 incidiu sobre As Tecnologias de Informação e Comunicação e as Necessidades Especiais.
Na nota editorial, a Diretora Regional de Educação Especial e Reabilitação, Cecília Pereira afirma que
"Todos sabemos que as novas tecnologias, para além do acesso à Sociedade de Informação para Todos é, para muitos, um auxiliar indispensável no alcançar – em Igualdade de Oportunidades – de patamares de sucesso na aprendizagem e também enquanto intervenientes na Vida Activa. A pertinência desta temática releva-se no consignado na Lei de Bases de Prevenção e de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (Lei n.º 9/89, de 2 de Maio), no enfoque que dá no seu artigo 14.º - Ajudas Técnicas, onde se pode ler “As ajudas técnicas, incluindo as decorrentes de novas tecnologias, destinam-se a compensar a deficiência ou a atenuar-lhe as consequências e a permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na vida escolar, profissional e social”. Pensamos que o conteúdo de toda a informação incluída no n.º 7 da “Revista Diversidades” despertará a reflexão e interesse pelas Novas Tecnologias, no contexto das Necessidades Especiais. Nesta óptica, desejamos que a acessibilidade das pessoas com deficiência às Novas Tecnologias, ao tornar-se uma realidade, contribua para melhorar o seu percurso de vida."
De facto, a DREER, ao longo dos anos, tem vindo a salientar e a reforçar a utilização das tecnologias de informaçao e comunicação na promoção de ambientes educativos inclusivos, na procura de igualdade de oportunidades para todos considerando sempre as caraterísticas e necessidades de cada um.
Poderá encontrar esta revista no seguinte endereço:
Sem comentários:
Enviar um comentário